01/02/2019

Com mais 525 doentes confirmados, Bauru soma 1.137 casos de dengue este ano

Só em 2019, são 1.136 casos autóctones, contraídos no município, e 1 caso importado

A Secretaria Municipal de Saúde de BAURU confirmou mais 525 casos de autóctones de dengue na tarde desta sexta-feira (1). Estes pacientes tiveram início de sintomas entre 1/1/2019 à 1/2/2019. No ano de 2019 à cidade soma 1.136 casos autóctones, contraídos no município, e 1 caso importado, totalizando 1.137 pessoas com dengue.

Para se ter uma ideia, em todo o ano passado, BAURU teve 241 pessoas doentes com dengue.

Já há uma vacina contra à DENGUE produzida por laboratório particular, mas que não chega à ter um percentual de imunização completo em alguns sorotipos da doença. O Instituto Butantâ trabalha para desenvolver uma vacina que seja eficiente contra todos os tipos.

HISTÓRICO:  Com esse quadro ainda alarmente no primeiro mês, 2019 caminha para milhares de registros em BAURU.

A Primeira grande Epidemia na cidade foi em 2007, seguido de 2011, ano em que o município registrou à primeira ocorrência de óbitos pela doença, quando seis pesoas morreram.

As Pesquisas realizadas pela Secretária da Saúde, que analisou o quadro envolvendo a dengue de 2000 até 2018, constatam que o aumento de casos se manifesta em períodos cíclicos, em anos ímpares.

Em 2013, o município apresentou 7.434 casos e dois óbitos. Em 2015, foram 8.482 ocorrências e seis óbitos. 2016 apresentou um número menor de registros, porém, houve um óbito.

NEBULIZAÇÃO: Uma das ações que têm sido realizada é a NEBULIZAÇÃO na região NOROESTE da cidade. Ela, que ocorre sempre no período noturno, passará pelos seguintes bairros até o início de fevereiro:

Fortunato Rocha Lima, Parque Primavera, Parque Roosevelt, Santa Fé, Jardim Andorfato, Parque Jaraguá, Santa Edwirges, Jardim Vânia Maria, Núcleo Residencial Alto Alegre, Jardim Progresso, Jardim Coral, Cidade Jardim, Vila Marajoara e Jardim Petrópoles (veja o cronohgrama completo no site: http://www.bauru.sp.gov.br).

Durante à NEBULIZAÇÃO, à população deve adotar algumas medidas: manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa; cobrir alimentos; filtros de água ; utensílios de cozinha e roupas; guardar em lugares fechados bebedouros de animais; gaiolas de passarinhos e aquários; manter criaças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após à aplicação; e ficar dentro de suas residências no momento da aplicação do inseticida.

Vale lembrar ainda que o inseticida mata somente o mosquito adulto que estiver dentro e fora da casa no momento da aplicação. Por isso, à participação da populaçãoem eliminar criadouros é essencial.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2019/02/com-mais-525-doentes-confirmados-bauru-soma-1137-casos-de-dengue-este-ano.html#prettyPhoto