24/01/2019

Venenosos escorpiões se reproduzem com mais intensidade no verão

. Em 2.018 foram registrados cerca de 16 acidentes por hora com escorpião no Brasil; . Umidade e calor criam condição climática responsável pelo aumento nos níveis de reprodução.

Verão é sinônimo de calor, praia, férias e diversão. Em 2.019, as temperaturas prometem ser ainda mais altas devido ao fenômeno oceânico-atmosférico El Niño. A empolgação, entretanto, pode tirar o foco de um problema recorrente nesta época do ano: escorpiões, ratos, baratas e mosquitos como o Aedes aegypit, as conhecidas pragas urbanas.

As chuvas e o calor próprios desta estação estão aumentando exponencialmente os problemas com escorpiões. Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes com este animal têm crescido e apenas em 2.018 foram registrados 141,1 mil casos no Brasil, cerca de 16 acidentes por hora.Confundidos por insetos comuns, os escorpiões são, na verdade, aracnídeos e possuem um veneno que ao entrar no organismo humano, causam fortes dores, inflamações e podem até levar à morte.

Os fatores que atraem o escorpião são a umidade, aglomeração de entulhos, restos de construção e acúmulo de lixo, ambientes propícios para se abrigarem. Por outro lado, as baratas são as presas natural do aracnídeo, portanto, o atrai. "Evitar este tipo de ambiente, manter os locais limpos e vedar frestas são os primeiros passos para evitar acidentes com escorpiões", alerta a bióloga Dra. Maria Fernanda Zarzuela, coordenadora técnica da Bayer.

De acordo com Zarzuela, o crescimento das cidades e o aquecimento global são os principais causadores do aumento na proliferação e aparecimento do escorpião marrom e amarelo, preponderantes no Brasil. A boa notícia é que é possível fazer o controle de pragas urbanas com a colocação de inseticidas líquidos, em pó ou até mesmo iscas a base de gel com "efeito dominó" , em que o produto é transferido entre baratas, além de outros produtos para formigas, moscas e ratos.

Para o escorpião também existe solução, contudo, é necessário um cuidado maior, pois as soluções de uso comum não são eficientes. Os produtos que fazem o combate são de venda controlada, portanto é necessário entrar em contato com empresas especializadas e equipes treinadas de desinsetização para aplicação do produto que elimina o escorpião. Quando identificada a presença desses animais, a equipe de zooneses deve ser acionada e uma empresa de controle de pragas especializada deve ser chamada. A Bayer possui um Programa de Proteção, uma parceria com empresas controladoras de pragas selecionada para oferecer o melhor serviço do manejo de pragas. Os profissionais podem ser localizados de acordo com a região do país, bastando acessar o site descrito na fonte abaixo.

Fonte: https://www.environmentalscience.bayer.com.br/profissional/programa-protecao-bayer